VOCÊ SABE RECEBER ELOGIOS?

Sabe lidar com eles? E se o elogio vier de dentro do seu ambiente de trabalho, sabe o que fazer? Até pouco tempo atrás, minha resposta para todas essas perguntas seria não. 

Acredito que muitas pessoas (principalmente as mulheres), sentem-se muitas vezes constrangidas ao receber um elogio. Pois é, algo que nos faz tão bem, que alimenta nossa auto-estima, mas que para muitos é um tema um tanto quanto complicado de se lidar. 

Um parênteses, para contar algo que passava comigo mesma: aprendi ainda na escola que não ficava bem se mostrar muito entusiasmada ao ser elogiada. Envolvida com essa atmosfera, passei grande parte da minha vida dando das mais variadas desculpas possíveis quando recebia um elogio. Algo simples como “seu cabelo está bonito” e lá ia eu me desculpando “capaz mesmo, você deu sorte em me ver em um dia que meu cabelo não está parecendo o de um espantalho”, ou no campo profissional “seu trabalho ficou muito bom, você deve ter se dedicado bastante” e eu devolvia “imagina, não foi nada… sorte de principiante,” mesmo sabendo que havia dedicado muitas horas e me preparado bem para apresentá-lo. E olha que engraçado, gastamos muito mais tempo e palavras criando uma desculpa para refutar o elogio, do que se simplesmente o aceitamos e o devolvemos com um simples, “obrigada”. 

Não devemos confundir humildade com diminuição ou anulação! Uma coisa é acharmos que nosso trabalho, o que temos ou o que somos é melhor do que os outros, isso realmente não é ser nem um pouco humilde, pelo contrário, é ser orgulhoso e arrogante. Agora outra coisa bem diferente, ao sermos elogiados, é aceitar e reconhecer quanto nosso trabalho, dedicação e quem somos é especial e tem importância para o mundo, por mais simples que possa parecer! 

Vamos tentar receber com mais gratidão e alegria os elogios (os sinceros e sem segundas intenções, claro) em nosso dia a dia. Faz bem para a mente e para o próprio processo de aceitação da nossa auto-imagem. 

Texto: Raquel Dall’Onder 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *