Muitas pessoas estão trabalhando em casa por conta da pandemia. A modalidade home office não é muito comum no Brasil, o que pode causar dificuldades em conciliar o trabalho com a vida pessoal.
Por outro lado, o isolamento também priva as pessoas de contatos sociais e a família passa a ser a principal fonte de socialização para muitos o que pode gerar problemas na separação entre trabalho e família. É marido reclamando que a mulher o interrompe a todo o momento para falar coisas sem importância, mulher se queixando do marido não lhe dar atenção, os filhos não respeitando o silêncio necessário para se concentrar. Desta forma o trabalho home office, que poderia ter várias vantagens, como não precisar enfrentar o trânsito e poder usar roupas mais confortáveis, acaba sendo um martírio.
Vou deixar 06 dicas para ajudar os profissionais a organizarem o seu ambiente de forma que o home office não seja mais uma fonte de estresse.
Dica 01 – Tenha um lugar exclusivo para o trabalho.
Se cada hora você está trabalhando em determinado lugar da casa, quem vive com você nunca saberá se pode ou não falar contigo. Assim sendo, ter um lugar, de preferência isolado, para trabalhar pode sinalizar que aquele momento não é para conversar porque o papai ou a mamãe está trabalhando. Cuide também que esse lugar tenha o mínimo adaptação ergonômica para não ser prejudicial ao seu corpo.
Dica 02 – Converse com sua família
Uma boa conversa com seu marido, mulher ou filhos pode ajuda-los a entender que não é porque você está em casa que vai poder interagir com eles o tempo todo. Fale para eles exatamente quais horários você estará trabalhando e não poderá ser interrompido(a).
Dica 03 – Planeje atividades para seus filhos
É pura ilusão achar que os filhos, principalmente se forem pequenos, vão ficar quietinhos enquanto você está no quarto trabalhando. Desta forma é preciso que você, pai ou mãe, planeje algumas atividades para que se ocupem durante o dia, caso contrário vão ficar te interrompendo o tempo todo simplesmente por estarem entediados.
Dica 04 – Estabeleça uma rotina
Esta dica é um complemento da anterior. Estabelecer uma rotina para a família toda pode ser uma ótima forma de conseguir trabalhar em paz. Você pode sentar com sua família e perguntar o que cada um gostaria de fazer, espalhar essas atividades durante o dia e também colocar coisas como obrigações. Não é porque você não está saindo para o trabalho que deve ficar responsável por toda a limpeza da casa e o preparo da comida. Filhos, marido, esposa, todos devem ter momentos de fazer coisas que gostam, mas também devem contribuir na manutenção do lar.
Dica 05 – Cuidado para não trabalhar mais do que antes
Algumas pessoas acabam encontrando no trabalho um refúgio para quando estão se sentindo mal, e quem está se sentindo bem com esse vírus assolando o mundo? Outros sentem que, pelo fato de não estarem fisicamente na empresa, estão fazendo menos do que deveriam. Há ainda o medo de perder o emprego e, portanto, sentimento de que precisa mostrar resultados. Estes sentimentos são normais e esperados, porém se você aumentar sua carga horária de trabalho sua família vai sofrer e você ficar estressado(a) e sobrecarregado.
Dica 06 – Não ache que você está na empresa
Se nem na empresa que você trabalha você conseguia ficar sem ser interrompido(a), imagine na sua casa. Interrupções vão acontecer e você terá que aprender a lidar com elas da melhor forma possível, e a melhor forma é você aceitar este fato.
Luiz Silverio é psicólogo clínico, formado pela Universidade Positivo, especialista em gestão em saúde, especialista em sexualidade humana e especializando em terapia analítico comportamental. Trabalha atendendo pessoas com problemas sexuais, casais em conflitos, adolescentes com dificuldades diversas e adultos que necessitem de aconselhamento psicológico.